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Veja como funciona a Teleorientação Médica do Círculo

Parceiro da Feira de Inverno, o Círculo Saúde conta com esse sistema de acolhimento diferenciado desde abril de 2020

É fato que a tecnologia faz cada vez mais parte da nossa vida. Em todas as áreas, de alguma forma, ela está presente. Quando entramos em um hospital ou em um consultório médico, logo vemos que os aparelhos estão lá como recursos fundamentais.

Porém, nos dias atuais a Medicina já incorpora os recursos tecnológicos para ir além e aproximar a relação médico-paciente. Uma das maneiras é por meio da Teleorientação Médica.

É sobre esse serviço oferecido pelo Círculo Saúde, por meio de parceria com a Emercor Emergências Médicas, que abordamos neste conteúdo, trazendo todas as informações a seu respeito. Siga lendo para conferir!

Teleorientacão Médica do Círcuclo
Como surgiu a Teleorientação

A Teleorientação surgiu de uma demanda que mostrava a necessidade de que, em situações específicas, os clientes pudessem receber orientações, esclarecimentos ou direcionamentos para a solução de alguma dúvida de saúde de forma mais rápida e sem precisarem se deslocar até o hospital, por exemplo.

Os avanços tecnológicos e as respostas positivas em relação à satisfação dos usuários atendidos, juntamente ao aumento da demanda, fizeram com que ocorresse gradativamente o aumento da disponibilidade do serviço de Teleorientação Médica com atendimento 24 horas por dia.

Em meio ao contexto da pandemia de COVID-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) concedeu o reconhecimento da Telemedicina, estreitando ainda mais a relação médico-paciente, uma vez que tornou realidade tanto a Teleorientação quanto a Teleconsulta.

O que é a Teleorientação Médica

O objetivo da Teleorientação Médica, como o próprio nome diz, é orientar o paciente a partir do oferecimento de esclarecimentos, que podem ser desde uma dúvida simples até a solicitação de orientações em caso de acidentes domésticos, bem como informações  relacionadas à saúde em geral.

O acompanhamento ocorre via telefone e é realizado por profissionais médicos especializados, garantindo assim um atendimento não apenas mais rápido, mas também eficaz e assertivo. Os atendentes são profissionais experientes e treinados em identificar sinais e sintomas de uma emergência ou urgência médica.

A Teleorientação Médica é indicada em situações de dúvidas e baixa complexidade em que, por solicitação do paciente, o médico pode fazer a orientação da conduta por telefone, sem deslocamento da equipe, otimizando a solução para ambos os envolvidos.

Parceria do Círculo com a Emercor Emergências Médicas - Foto: Emercor
Parceria do Círculo com a Emercor Emergências Médicas – Foto: Emercor

No contato telefônico, em casos como acidentes, o profissional médico faz questionamentos sobre sinais, sintomas e histórico do paciente. Após a conversa, se o médico identificar que a ligação se trata de um caso de emergência ou urgência, orienta-se o paciente a qual local ele deve se deslocar.

É importante destacar que esse serviço não substitui a consulta médica e o atendimento hospitalar em casos de urgência. Isso se deve ao fato de que não são feitos diagnósticos, receituários ou indicações de tratamentos por essa modalidade.

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A importância da Teleorientação

Se desde que começou a ser utilizada a Teleorientação Médica já era de fundamental importância, no contexto atual da pandemia de COVID-19, tornou-se um diferencial ainda mais importante para assegurar a qualidade de vida dos clientes.

O Círculo Saúde conta com esse sistema de acolhimento diferenciado desde abril de 2020, estando disponível a todos os beneficiários da instituição, sejam particulares ou empresariais.

A importância se dá porque, através de uma simples ligação telefônica, de fácil acesso, o paciente pode falar com o médico disponível no momento, tirar suas dúvidas e obter orientações sem demais intermediários e sem burocracia.

Essa primeira orientação médica pode evitar situações de ansiedade e automedicação, bem como disponibilizar a prestação de primeiros socorros e esclarecimentos a respeito do próximo passo a ser tomado.

É a tecnologia aliada à saúde, fazendo com que os clientes evitem deslocamentos desnecessários, com menor exposição a ambientes pouco amistosos como o próprio hospital, assim como diminui a probabilidade da criação de aglomerações.

Com o panorama da pandemia de COVID-19, a procura pelo serviço aumentou, fazendo com que esse sistema de acolhimento do Círculo se tornasse ainda mais essencial. Os números comprovam a relevância do serviço de Teleorientação, uma vez que em média são realizados 460 atendimentos por mês, levando em conta o período de abril de 2020 a maio de 2021.

O profissional por trás da Teleorientação

Por trás da linha telefônica, estão profissionais que estão prontos para ajudar quando o telefone tocar. Não importa o que a pessoa do outro lado da linha esteja precisando. Quem entrar em contato, sempre contará com o apoio de quem atua no serviço.

É o caso de Vanessa Longhi, médica clínica geral com especialização em Geriatria e Gerontologia, que atua com Teleorientação Médica desde maio de 2016, em regime de plantão.

Nestes mais de cinco anos, ela conta que a experiência tem sido bastante satisfatória, uma vez que vê o serviço como algo muito importante para definir códigos de atendimentos e evitar que o paciente se desloque à emergência sem necessidade.

Os maiores benefícios para o paciente que procura o serviço, na sua visão, é a possibilidade de receber esclarecimento e orientação sobre doenças de forma imediata, com atendimento rápido.

Os casos mais comuns atendidos, segundo Vanessa, são dúvidas sobre os mais diversos temas. Os principais são sintomas gripais, COVID-19, vacinas e reações, questões pediátricas, perguntas referentes a exames médicos, obstetrícia, medicações e doses, hipertensão e diabetes.

Como buscar a Teleorientação Médica do Círculo

Em caso de necessidade, o beneficiário Círculo pode buscar a Teleorientação Médica por meio de ligação telefônica para o número 0800.723.1225, de forma gratuita. O canal é utilizado apenas para esse fim, e está disponível a qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriados.

Após se identificar, através dos dados da sua carteirinha, a ligação é transferida para a equipe médica. A Central de Orientação Médica conta com software de gravação, que registra todas as ligações feitas pelos beneficiários, o que possibilita a emissão de relatórios e acompanhamentos diários. Todos os dados seguem a lei de proteção de dados.

Confira o site do Círculo Saúde. Clique aqui!

Fonte: Blog – Círculo Saúde

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