NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
icone_moda
MODA
icone_moveis
MÓVEIS
icone_vinhos
VINHOS
icone_gastronomia
GASTRONOMIA
icone_casa
CASA
icone_servicos
SERVIÇOS

Como prolongar a vida útil do seu colchão

Veja dicas de como cuidar do colchão

Já dissemos por aqui que um bom colchão é garantia de uma boa noite de sono, o que resultará em bem-estar e disposição para encarar os dias. Afinal, passamos uma média de 1/3 de nossas vidas dormindo. Por esse motivo, é preciso ficar atento a alguns cuidados na escolha do colchão. Prolongar a vida útil dele garante uma boa economia. Mas, lembre-se, os colchões têm um prazo de validade. Em geral, eles duram cerca de 5 a 10 anos, de acordo com o modelo, a qualidade dos materiais e os bons cuidados.

Pensando em te ajudar, neste artigo, reunimos algumas dicas. Vamos lá!


As Marcas Sublime Colchões (Esquerda) e PP Colchão (Direita) estão no Portal da Feira de Inverno
As Marcas Sublime Colchões (Esquerda) e PP Colchões (Direita) estão no Portal da Feira de Inverno
Rotação periódica

Com o passar dos anos, o colchão pode apresentar alguma deformação, como afundamento em um ou mais pontos. Isso ocorre pelo ‘efeito de memória’ da espuma ou da mola, provocado pela pressão diária do peso corporal e faz com que o produto seja nocivo à coluna vertebral. Por isso, é importante girar o colchão para compensar o desgaste em algumas partes do produto. Além disso, ele também precisa ser invertido, ou seja, a posição da cabeça voltada para os pés.

É indicado que essa rotação ocorra a cada 15 dias durante os primeiros seis meses de uso. Após esse período, a cada 3 meses.

Ah! Só para deixar claro, muitos colchões, devido às tecnologias mais avançadas não precisam dessa rotação. Lembre-se de perguntar quando for comprar o seu ou olhar no manual de instruções/etiqueta.

Comprando marcas de qualidade e com os cuidados, você consegue ter o seu colchão cuidado por mais tempo
Comprando marcas de qualidade e com os cuidados, você consegue ter o seu colchão cuidado por mais tempo – Foto: PP Colchões
Capa de proteção

A capa de proteção evita um contato direto do corpo com o colchão, formando uma barreira contra o suor, microrganismos e outras substâncias. Essa proteção também prolonga a vida útil do tecido que serve de cobertura para o produto. Além disso, as capas são fáceis de limpar e podem ser lavadas periodicamente.

Deixe o colchão arejar

O excesso de umidade e a ventilação inapropriada deixam os colchões expostos a ácaros, bactérias e fungos. Dessa forma, sempre que possível, deixe portas e janelas abertas para facilitar a circulação do ar. Essa é uma ação que contribui muito para a durabilidade do colchão, bem como para a melhoria da qualidade do ar no ambiente.

Caso o colchão tenha absorvido alguma umidade, deixe-o exposto à luz solar indireta por 30 minutos. A exposição direta ao sol pode ressacar as estruturas do produto.

Use e cuide adequadamente, seguindo as dicas da Feira de Inverno
– Foto: Sublime Colchões
Não coloque peso em um só lugar

Os colchões são feitos para suportarem o peso do corpo de maneira distribuída. Dessa maneira, é preciso ter cuidados para que o colchão não fique com regiões afundadas. Para tanto, evite que as crianças pulem em cima do produto, pois com o tempo podem surgir alterações por danos causados na estrutura.

Também não é indicado apoiar-se diariamente no mesmo local do colchão para calçar sapatos, já que isso também provoca ondulações na superfície. Além de danificar o produto, essas alterações reduzem o seu tempo de vida útil, interferindo ainda na correta acomodação do corpo enquanto dormimos.

Ao sentar-se no colchão, procure concentrar o peso a, aproximadamente, 15 cm da borda para evitar deformá-la. Caso necessite guardá-lo por algum tempo, deixe-o em pé, pois o peso da estrutura tende a deixá-lo deformado.

Troque as roupas de cama regularmente

A troca da roupa de cama é tão importante quanto a ventilação do colchão. Isso evita que ela se torne um ambiente de atração para microrganismos. Nesse sentido, os lençóis devem ser mudados semanalmente e a capa de proteção do colchão mensalmente.

Faça a limpeza de forma adequada

Para uma limpeza regular, use o aspirador quinzenalmente. A aspiração é importante para eliminar as células mortas da pele que são desprendidas enquanto repousamos. Existem empresas especializadas em limpeza de colchão, que podem ajudá-lo nesse quesito.


Está pensando em trocar o seu colchão? Então, conheça os produtos de nossos expositores. Garantimos qualidade e noites de sono perfeitas.

+ Curta o feriadão com responsabilidade. Confira o clima na sua cidade clicando aqui!

+ Siga a Feira de Inverno no Instagram. Confira aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *