NAVEGUE PELAS CATEGORIAS
icone_moda
MODA
icone_moveis
MÓVEIS
icone_vinhos
VINHOS
icone_gastronomia
GASTRONOMIA
icone_casa
CASA
icone_servicos
SERVIÇOS

Como cuidar das suas roupas

Veja as nossas dicas para lavar, secar e passar e fazer com que suas roupas durem mais.

Às vezes você tem a impressão que suas roupas duram muito pouco? Pois saiba que alguns cuidados simples no dia a dia podem ajudar a preservar as peças, inclusive na lavagem e na secagem. Num geral, existem quatro tipos de tecidos: naturais (lã, linho e algodão), sintéticos (poliéster), artificiais (viscose) e o TNT (feltro). Cada um deles requer cuidados especiais e respeitar a individualidade é o que determina a sua durabilidade.

Veja a seguir as recomendações algumas dicas para as suas roupas durarem mais.


Na lavagem

– As máquinas de lavar mais modernas têm a vantagem de apresentar regulagens de temperatura e de quantidade de água. Tecidos de fibras sintéticas ou de fibras mistas devem ser lavados com água fria, para evitar que a fibra seja impactada pelo calor e que a peça encolha.

– Peças mais delicadas, como malhas de cashmere, camisas de seda ou peças de lã e tricô requerem um cuidado maior e, portanto, a lavagem a mão é o ideal. Recomenda-se o uso de sabão em barra como o de coco ou de outros compostos suaves e naturais.

– Para itens brancos que ficaram amarelados o uso de alvejante pode ser recomendado para trazer a tonalidade original de volta. Utilize este tipo de produto com moderação e não deixe agir por mais de uma hora. Por ser um produto químico, o seu uso frequente pode prejudicar a peça. Para potencializar a sua ação, deixe a peça exposta ao sol enquanto o alvejante age, já que o efeito da luz ajuda ainda mais no clareamento .

– Prefira o sabão líquido ao sabão em pó na máquina de lavar. O sabão líquido dilui melhor em contato com a água, enquanto o sabão em pó cria resíduos.

– No caso do couro, seja ele animal ou sintético, a lavagem deve ser feita a seco ou com produtos exclusivos para este fim. Não se deve usar água, pois ela acaba ressecando o couro.

– Peças mais escuras também podem ser lavadas a seco para evitar que a água desbote a coloração da roupa.

A organização do seu armário é fundamental para manter as roupas com durabilidade
A organização do seu armário também é fundamental para manter as roupas com durabilidade

Na secagem

– O clima tropical brasileiro favorece a secagem natural das roupas. O vento e a luz do dia, seja no sol ou na sombra, são melhores para suas peças do que a ação de uma máquina secadora, que, além de gastar energia elétrica, pode estragar peças mais delicadas e encolher tecidos de fibra sintética quando expostos à alta temperatura.

– Peças coloridas devem secar na sombra, pois estampas e cores perdem sua coloração original mais rápido quando expostas ao sol.

– Roupas de fibra natural ou mista, como a mistura de algodão e poliéster, requerem mais cuidado na hora de secar. A alta temperatura de uma secadora, por exemplo, encolherá a peça.

-No inverno, deve-se cuidar com a secagem. É comum que a peça permaneça úmida por mais tempo, e isso pode causar mau cheiro pela proliferação de bactérias. Quando o clima estiver assim, busque estender a roupa em locais mais arejados, com poucas peças de cada vez.

– Na hora de pendurar blusas de tricô, linha e crochê para secar, tome cuidado para que elas não deformem. Em geral, elas tendem a esticar quando colocadas na vertical no varal e isso faz com que o peso da água escorra e coloque as linhas para baixo. O ideal é deixá-las secar na horizontal, estendidas e deitadas.

– Para secar calça jeans, por exemplo, abotoe a peça, coloque-a no varal e prenda as duas partes das pernas juntas. Caso contrário, é comum que a parte que ficaria caída crie uma “canaleta” no tecido e fique um a marca em formato de V.

– Secar as roupas no cabide pode ser mais prático porque elas ficam menos amassadas. Mas os especialistas não recomendam essa prática em nenhum caso, pois deforma a modelagem da peça.

+ Leia também: 10 dicas para cuidar do seu calçado.

Atenção na hora de passar as suas roupas
Atenção na hora de passar as suas roupas

Passar as roupas

– Regule a temperatura do ferro para cada tipo de tecido.

– Nem todo o tecido pode ser passado. Determinados tecidos (especialmente os sintéticos e os artificiais), se estendidos corretamente, já secam e ficam prontos para usar. Meias, por exemplo, não devem ser passadas. Executar essa tarefa sem necessidade é um desperdício de energia elétrica e de tempo.


No mais, mantenha suas roupas bem cuidadas e não deixe de visitar os Expositores da Feira de Inverno Online, que no portal você encontrará produtos de excelente qualidade e que vão durar bastante no seu armário.

+ Nos acompanhe nas Redes Sociais. Diariamente conteúdos novas e novidades dos nossos Expositores.

+ Parece que vai esfriar na Serra Gaúcha. Clique aqui e confira o clima para a sua cidade.

2 comentários em “Como cuidar das suas roupas”

    1. Camila Francescato

      Que ótimo! Ficamos muito felizes com o seu retorno. Continue nos acompanhando que todo o dia tem novidades. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *